segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Trabalhar em casa.

Postado por Unknown às 10:33
Estava fazendo uma "limpa" nas revistas e papéis daqui de casa e me deparei com dicas valiosas para quem tem (ou quer ter) um home office.

Definir regras próprias que separam atividade pessoal da profissional é um dos primeiros passos para quem decide trabalhar em casa. Lembre-se que essa é uma mudança no estilo e na qualidade de vida também. Ao planejar um home office, leve em consideração alguns itens que podem facilitar a sua rotina, o que inclui até um estoque de materiais.

Organize-se

  • Disciplina, concentração e organização formam o trio essencial para manter o foco no resultado. Se você consegue se concentrar com música, que tal investir em um pequeno aparelho de som?
  • Regra básica: tirou qualquer peça do lugar, coloque-a de volta depois de usá-la. Bagunça é o caminho certo para se perder o foco. Por isso, dedique alguns minutos por dia para arrumar os materiais que estão fora do lugar.
  • Procure amenizar as fontes de distração. Coloque perto da mesa todo o material essencial para o trabalho. Assim, evitam-se paradas desnecessárias para procurar um livro perdido em outro cômodo, por exemplo.
  • Um frigobar no home office evita a dispersão. Você vai buscar algo na cozinha, volta pela sala de estar e se senta no sofá para assistir TV. E a ideia inicial era apenas beber água gelada...
  • Emaranhado de fiação aparente sempre compromete o visual. Pense em reservar um espaço para fundos falsos na mesa ou canaletas no rodapé para esconder qualquer indício de bagunça.
  • Deixe claro para família e amigos que sua casa, em certos horários, também é local de trabalho. Interrupções são aceitas apenas em casos urgentes.
Otimize seu tempo
  • Procure determinar um número diário de horas necessárias para cumprir as tarefas no prazo estabelecido. Crie uma rotina, seguindo o mesmo horário para começar e terminar o expediente.
  • Certifique-se de qual é o horário de trabalho dos clientes e fornecedores e tente cumprir as tarefas dentro desse limite. Assim, todos se encontram com facilidade para discutir projetos e solucionar qualquer problema.
  • Quando possível, defina um dia da semana para realizar tarefas fora de casa: resolver pendências no banco, marcar reuniões, frequentar um curso, encontrar colegas, comprar materiais. Evite se isolar do mundo exterior, tão rico para estimular a criatividade.
  • Alguém ligou para tratar de assuntos profissionais muito tarde e não é urgente? Deixe claro que é melhor conversar durante o horário comercial.
Uma questão de boa postura

A posição correta do corpo e os móveis adequados são os melhores aliados para quem realiza tarefas em casa. Algumas regras de ergonomia, estudo que visa adaptar o trabalho para os mais diferentes tipos de pessoas, ajudam a evitar danos à saúde. Lembre-se: conforto e produtividade andam de mãos dadas.
  • Procure variar a postura, pois repetitividade sempre é prejudicial. Se você fica sentado por longas horas, como regra geral, levante a cada 50 minutos e dedique 10 minutos para caminhar, ficar de pé, esticar-se... Mas aprenda a ouvir seu corpo - ele pode reclamar antes desse período. Alterne a posição quando sentir qualquer incômodo.
  • Se há padrões estabelecidos de móveis, o mesmo não acontece com o corpo humano. É raro encontrar modelos que sejam confortáveis para todos os tipos de pessoas. Por isso, algumas adaptações costumam ser necessárias. Quando sentado à mesa de trabalho, quem fica com os pés soltos no ar pode usar um tablado ou caixa como apoio para eles. Para quem é muito alto, o tampo da mesa não permite que as pernas se encaixem com conforto. A solução pode ser usar calços em todos os pés da mesa.
  • Em geral, as mesas são fixas, não havendo a possibilidade de adaptar a altura da bancada ao usuário. Por isso, a cadeira deve ter assento regulável. No mercado, os modelos em que a altura varia de 43 a 53 cm atendem a todas as estaturas. A cadeira deve ser ajustada para que o cotovelo, punho e mão fiquem na mesma altura da mesa. Os braços precisam estar relaxados.
  • Aconselha-se, como modelo de mesa, aqueles com desenho em C ou em L, que adaptam bem melhor o abdômen. Bordas arredondadas não machucam o corpo e tampos com superfícies opacas são a melhor opção para que a luz não reflita e prejudique a visão.
  • Os braços da cadeira são dispensáveis. Podem ser um apoio extra, mas para o trabalho na mesa não é tão necessário.
  • Evite instalar o home office contra a janela. O reflexo da luz diretamente no computador ou sobre a mesa prejudica qualquer trabalho. A luz precisa ser perpendicular para não haver sombra sobre o papel de quem escreve.
Fonte: Casa Claudia Especial - Trabalhar em Casa

2 comentários:

Lucia disse...

"Regra básica: tirou qualquer peça do lugar, coloque-a de volta depois de usá-la. Bagunça é o caminho certo para se perder o foco. Por isso, dedique alguns minutos por dia para arrumar os materiais que estão fora do lugar."

Isso acima nao funciona comigo, rs. Mesmo tirando algo do lugar, eu sei exatamente onde eu coloco ele depois, mesmo sendo em outro completamente diferente, rs.

bjos

Corujinha Artes disse...

Adorei as dicas, eu realmente preciso me organizar melhor. Obrigada!

Flávia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Assine a petição!

 

Diário de uma bagunceira ;) Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting