terça-feira, 24 de janeiro de 2012

15 dicas para "desentulhar" a casa.

Postado por Unknown às 12:21
É o famoso "declutter", ou seja, se livrar da desordem. Sem muito papo, vamos as dicas:

  1. "Declutter" por 15 minutos todos os dias. É realmente incrível o que você pode fazer em 15 minutos.
  2. Não traga coisas novas para a sua casa. Se você começou o processo de "declutter" da casa ou acabou de completá-lo, pare de trazer coisas novas AGORA. Mas se for muito difícil conter o impulso consumista, a sua atenção não deve estar voltada para desentulhar e sim para lidar com o consumo desenfreado. Resolva isso primeiro e só depois comece o "declutter", pois você só pode estabelecer um hábito de cada vez. Assim, quando você começa a fazer o "declutter" do material já existente em sua casa, você já parou de fazer o pior: comprar, comprar e comprar.
  3. Doar itens que você está desentulhando para não se sentir mal por desperdiçá-los.
  4. Criar um cronograma de metas incluindo o "declutter" nele. Pode ser todos os dias ou 3 vezes por semana. Estabeleça os dias em que você vai se dedicar ao "declutter". Isso trará a sensação de realização pelas tarefas cumpridas.
  5. Comece pelo canto próximo a porta e siga em direção ao cômodo, fazendo as coisas superficiais primeiro - desentulhar as superfícies de móveis, esvaziar lixeiras, etc. Repita o processo dando atenção a outros compartimentos mais "complexos", por exemplo, abrir as gavetas.
  6. Sempre que você estiver fazendo o café, arrume a cozinha. Se a cozinha já está arrumada, limpe ou organize algum cômodo próximo. São apenas 3 minutos que fazem verdadeiros milagres.
  7. Use a regra "um dentro, dois fora". Sempre que você trouxer um item para dentro de casa, você tem que se desfazer de dois outros itens. Não adianta se enganar jogando fora dois pedaços de papel porque logo você se verá obrigada a se desfazer de objetos maiores.
  8. Crie espaços de armazenamentos menores e com o mínimo de coisas. Se você tiver muitos espaços para armazenar, não vai resistir em entulhar de coisas que você pensa que vai usar.
  9. Regra das roupas. Venda ou doe roupas que você não usa há seis meses ou mais.
  10. A caixa de "01 ano". Há objetos que você ainda está em dúvida sobre se desfazer, aqueles que você acha que pode "precisar um dia"... Coloque-os numa caixa, lacre-os e escreva uma etiqueta com a data. Se após 01 ano você não abriu a caixa e nem precisou de nada que esteja lá dentro, ela deve ser doada ainda lacrada. Provavelmente você nem vai se lembrar do que tinha lá dentro.
  11. "Declutter" um quarto (incluindo armários, mesas, gavetas, cômodas, etc.), antes de passar para o próximo cômodo. Com o passar do tempo o espaço vai ficando tão bom que será super fácil mantê-lo limpo e organizado. Isso te motivará a fazer mais!
  12. Faça uma lista de planejamentos com o título "Não preciso disso - Não quero isso". Quando você estiver fazendo compras e considerar a possibilidade de adquirir algum item que você deseja ou der de cara com uma promoção "imperdível", anote-o na lista e pense se realmente precisa dele, se realmente o quer. Isso retardará a compra e você poderá refletir melhor a respeito da aquisição. Em um momento posterior, rever essa listagem ajudará a ter clareza das coisas que você quase comprou por impulso.
  13. Compreender que o seu valor não está nas "coisas". São apenas "coisas". Seu valor aumenta quando você se dispõe a compartilhá-las. Acumular coisas é um ato egoísta.
  14. Ter alguém (de confiança) para ajudá-lo a passar por este processo. Quem está de fora não tem o apego emocional que você pode ter, mas ainda pode reconhecer a necessidade de guardar algo.
  15. Presenteie. Livros que você já leu podem ser doados para bibliotecas, amigos, família. Se você comprar um jogo novo, doe o antigo.
Deixa eu fazer um comentário sobre o item 10. Em uma das minhas mudanças de residência, uma caixa foi perdida. Não sei se caiu do caminhão ou se ficou dentro do caminhão... Enfim... sumiu! Só me lembro de 1 objeto que tinha dentro dela, por isso que dei falta da caixa. Era um objeto decorativo e acredito que os demais também. Sorte que não foi uma caixa com artigos importantes. Essa é uma prova de que temos coisas que, verdadeiramente, não nos faz falta e só servem para entulhar a casa.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Assine a petição!

 

Diário de uma bagunceira ;) Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting