quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Organize sua mente!

Postado por Unknown às 06:30
Imagem daqui!

Se desordem é sinônimo de acumulação enervante de coisas, organização significa jogar fora aquilo que não precisamos - incluindo objetos, pensamentos e até mesmo distrações. Por isso, tenha foco, simplifique, "desentulhe"!

Desentulhar seu espaço físico pode ter um efeito surpreendente na elevação do seu humor. Especialistas em Feng Shui afirmam que edifícios e lojas de móveis guardam as memórias de acontecimentos na forma de energia e que o ato de desentulhar é capaz de limpar essa energia do histórico de eventos traumáticos. Porém, independente da teoria usada para explicar certas sensações, ninguém que já tenha se dedicado à tarefa de desentulhar um cômodo e torná-lo organizado, pode negar os benefícios positivos do aumento no espaço físico daquele ambiente.

Por outro lado, o ato de retirar o que não serve mais e colocar as coisas em seus devidos lugares também pode ter um efeito catártico sobre as pessoas. Quando deixamos ir embora aqueles objetos os quais fomos apegados por um longo tempo, muitas vezes, estamos deixando ir as memórias emocionais que estavam arraigadas neles (mesmo de forma inconsciente) e, assim, exterminando a desordem física você também libera espaço na sua mente e em seu coração, além de liberar o espaço físico da sua casa.

Mas o que tudo isso quer dizer?

A desordem não é apenas física. É possível que haja também desordem mental e emocional bloqueando o fluxo de energia em nossas vidas e limpar tudo isso garante melhorias em nosso bem-estar numa visão holística. Exemplos:

  • Tarefas que desistimos de executar e ficam inacabadas, deixadas num canto;
  • Pessoas e/ou atividades que drenam nossa energia;
  • Mágoas;
  • Encher sua agenda com atividades que você se sente obrigado a fazer e, com isso, não consegue dedicar tempo para alimentar o espírito e reenergizar seu corpo.
É fato que esta lista é bem extensa e ficaríamos o dia todo listando situações que nos desgastam tanto física quanto emocionalmente. Então, que tal algumas dicas para lidar com tudo isso?

Desentulhando a casa


Imagem daqui!
  • Olhe para a sua casa e identifique as áreas que precisam ser desentulhadas. Divida-as em pequenas tarefas que podem ser executadas ao longo de um período de tempo, ao invés de transformá-las em um grande projeto a ser feito em apenas um dia. Comece pequeno se dedicando a um local todos os dias e mantenha a organização nestas áreas para evitar que voltem a ser como antes.
  • Vá até cada objeto e se faça as seguintes perguntas: Eu amo isso? Eu preciso disso? Posso dar utilidade a isso? Se você responder "sim" em qualquer um desses questionamentos, o objeto permanece. Se responder "não" para todos, então é hora de se livrar deles.
  • Organize quatro caixas (ou sacolas): Guardar, Reciclar (reutilizar), Doar e Lixo. Assim que preparar tudo, retire os itens que não ficarão com você e, de imediato, entregue-os ao seu novo destino.
  • Uma vez que consiga completar as tarefas acima, evite um novo acúmulo sempre desentulhando o que for preciso, limpando por períodos curtos de tempo e várias vezes dentro de uma rotina que melhor se encaixa ao seu estilo de vida.
Imagem daqui!
Desentulhando a mente:

  • Faça uma lista de tudo o que você tem procrastinado e se pergunte por que você precisa se livrar disso. O que você pode resolver e o que você pode deixar ir? Quando há clareza sobre o que, definitivamente, deve ser feito, trace uma meta para conseguir concluí-lo.
  • Pare de se preocupar. Preocupação não é construtivo - não vai ajudar a resolver a situação que te preocupa e esse sentimento pode destruir a sua capacidade de desfrutar o presente. Quando surgir um pensamento inquietante, anule-o de imediato e diga a si mesmo que "tudo está caminhando para ficar bem...". Foque sua energia naquilo que você gostaria que acontecesse. Foque no resultado e não no processo.
  • Evite fazer promessas ou assumir compromissos dos quais sabe que não irá cumprir. Isso drena a sua energia.
  • Deixe de lado a raiva e perdoe. Quando alguém te machuca muito, sentir raiva é uma reação normal, assim como não é cogitado o perdão. Mas raiva faz mal à saúde, tanto física quanto emocional, por isso você precisa se livrar dela e perdoar o outro. Perdoá-los não significa que você tenha que recebê-los de volta em sua vida de braços abertos, e sim apenas deixar ir os sentimentos negativos daquilo que fizeram para você. Talvez o outro não mereça o perdão, mas você merece seguir em frente e deixar a dor para trás.
  • Diga não às pessoas e atividades que te colocam para baixo. Em vez disso, cerque-se de pessoas que possam edificá-lo e faça coisas das quais se sinta bem! 
Desenvolver hábitos que te livrem da desordem em todos os aspectos da sua vida fará com que desfrute de um fluxo de energias positivas constantes.

Inspirado em Life Organizers.


2 comentários:

samarasimplesassim disse...

Amei Mila,vou copiar a última frase e te dar os créditos pode?
Bjo
Samara

Unknown disse...

Claro que pode, Sa! Beijocas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Assine a petição!

 

Diário de uma bagunceira ;) Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting