quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Volta às aulas...

Postado por Unknown às 12:10
Imagem daqui!
Deixa eu contar um pouco do meu trabalho fora de casa para vocês, afinal o ano letivo começou ontem e já pude sentir uma parte do que será 2012.

Sou Bióloga, professora de Ciências Naturais e Biológicas, atuando nas séries do Ensino Fundamental II, especialmente o 6º e o 8º anos. Trabalho numa escola bastante conceituada no Rio de Janeiro. Adoro o que faço, pois enquanto uns têm medo de desafios, eu transbordo de entusiasmo com eles. Confesso que, às vezes, tenho vontade de sumir (hahahahaha!), mas isso passa logo.

O primeiro dia de aula é sempre uma expectativa muito grande, tanto para nós professores quanto para os alunos. Aluno sempre fica ansioso para saber quem serão seus colegas, quais professores foram escolhidos, como será o horário e tudo o mais. Eu também acabo ficando nessa ansiedade, doida para saber os conteúdos que vou trabalhar, as turmas que serão minhas, meu cronograma e carga horária. Gente, o primeiro dia do ano letivo é uma loucura muito grande! Só quem é professor ou trabalha na área sabe do que eu estou falando.

Ontem eu cheguei super cedo (sempre chego bem antes da aula começar), com a missão de passar 03 aulas com uma turma do 6º ano e 02 com uma turma do 8º. Deixa eu abrir uma pausa "explicativa" aqui: meu filho de 11 anos é meu aluno do 6º ano e é a primeira vez que dou aulas para ele (na escola, é claro!). Confesso que fiquei nervosa com isso e o dito cujo sentou na primeira carteira, colada na minha mesa, abriu um sorriso e disse: "Muito legal a mãe da gente ser professora!". Num ponto é legal porque posso acompanhar tudo bem de perto. Se alguém pensar que ele terá benefícios por conta disso, já adianto que não... A gente sabe separar as coisas, aluno é aluno e trato todos com dedicação e carinho, "puxadas de orelha" (no sentido figurado, tá gente?) quando é preciso, elogios quando se comportam. Eu sou o tipo de professor que quer que o aluno tenha sucesso, se dê bem, aprenda o máximo que puder... Em meio ao cronograma apertado, procuro transformar o conteúdo chato numa coisa legal e aí vai fluindo. Meu mantra é: "Um dia de cada vez".

Bom, como essa semana não podemos dar conteúdo (só a partir de segunda-feira), fomos instruídos a avaliar o conhecimento deles, pontuar como será o andamento das aulas... Essas coisas.

Daí pensei: Como vou fazer para uma turma de 6º ano - onde tudo é novidade e transição na vida deles - me dar a devida atenção em 03 aulas seguidas sem que haja cobrança no aprendizado? Como vou fazer para mostrar uma postura correta e deixar uma impressão boa, um astral bom circulando nesse período? Como vou prender o olhar deles, promover interação, transmitir confiança, deixá-los seguros? Como não intimidá-los?

Só posso dizer que foi um sucesso! Turma lotada, olhares distraídos, eu no "palco", meu filho experimentando um perfil diferente do que ele já conhecia em mim. Me apresentei de uma forma diferente, fiz uma brincadeira com isso... Eles descobriram o meu nome através dessa dinâmica e comecei a transferir o mesmo sistema para saber seus nomes. Falei sobre a escola, como serão as avaliações, o que espero conquistar junto com eles.

Contei uma história... Sim, vesti meu personagem de contadora de histórias e comecei dizendo que num reino muito, mas muito distante havia um rei muito criativo e bla bla bla. A história promoveu a reflexão da importância de caminharmos juntos rumo a um objetivo. Eles entenderam... interferiram, acrescentaram mais criatividade na narrativa.

Por último, pedi que escrevessem em dois pedaços de papel a respeito das problemáticas ambientais e possíveis soluções. Num papel eles escreveram o problema, e no outro a solução ou o comportamento adequado que nós, seres humanos, precisamos ter com o planeta. Reuni todos os "bilhetes" e brincamos de CERTO-ERRADO. Pedi que eles ficassem de pé ao lado da carteira e a cada frase que eu sorteasse, se fosse um problema deveriam se sentar, se fosse uma solução deveriam ficar de pé.

Me surpreendi com a consciência ecológica deles e pude avaliar seus pensamentos em relação à temática.. Mas, além disso, demos muitas gargalhadas juntos. Se houve momentos de tédio, foram poucos. Ao final, vê-los sair para o recreio com um sorriso no rosto foi a melhor recompensa que pude receber nesse início. É uma vitória conseguir liderar uma turma lotada de pré-adolescentes nos dias de hoje. Isso me motiva, me realiza e me faz querer ser melhor.

2 comentários:

Tati disse...

Oiii! Passei por aqui, adorei curtir esta aula com você. Que barato ser professora do seu filho! Uma experiência e tanto para ambos.
Amo a sala de aula, é o lugar onde me sinto melhor no mundo! rsrs
Beijos e ótimo ano letivo. Aqui em casa só começam semana que vem.

Elaine Cunha disse...

Mila,

que dia repleto de emoções! Adorei o seu primeiro dia de aula! Que maravilha!
Agora... quero mais histórias! Vc foi tão sucinta! :(

beijos, Elaine Cunha
www.caminhandocontando.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Assine a petição!

 

Diário de uma bagunceira ;) Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting