terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

5 Dicas para manter a energia no ato de organizar.

Postado por Mila Viegas às 07:00
Às vezes só de pensar em ter que organizar a casa ou um cômodo já nos deixa desanimados. Mas, não tem jeito e não vale muito a pena protelar. Neste caso, respire fundo e enfrente o desafio... Coloque uma boa música, arregace as mangas e parta para a ação.

A ideia de se organizar suga a sua energia? Não precisa ser assim. Aqui vão cinco dicas "energizantes" para você não desanimar e transformar todo esse trabalho em algo mais prazeroso.

  1. Respire fundo. Se sentir sobrecarregado apenas observando a desordem é uma das maiores desculpas para não começar. Respire fundo e se concentre em uma pequena área. Uma vez que consiga dar conta desse espaço, se sentirá motivado para se dedicar à organização do resto.
  2. Galinha ou coruja? Não há dúvidas sobre isso: organizar sua casa ou seu local de trabalho demanda tempo e energia. É por isso que você precisa conhecer quando o seu nível de energia se encontra no pico. Se você acorda com as galinhas, geralmente, o seu nível de energia é muito alto pela manhã, então o seu melhor momento para organizar as coisas é neste horário. Agora, se você tem mais energia durante à noite, use esse período para executar as tarefas.
  3. Conheça seus limites. Algumas pessoas preferem trabalhar em longas sessões, em ritmo de maratona. Se dedicam à um espaço e trabalham nele durante o tempo que for preciso. Outras, só "funcionam" em pequenos intervalos de tempo (de 15 minutos à 01 hora). O que importa não é a quantidade e sim a qualidade. Portanto, determine os seus limites e defina a sua melhor estratégia de horários para a organização.
  4. Coma de forma saudável, descanse o suficiente. Não fazer refeições nutritivas regularmente e/ou não dormir o suficiente contribui para o desânimo... Você se sente em marcha lenta e desorientado. A maioria das pessoas precisa de 03 refeições nutritivas por dia (fique longe de alimentos que podem te deixar sonolento) e necessitam de, pelo menos, 07 horas de sono por noite ou até mais. Você vai se surpreender do quanto estará disposto para fazer as coisas se conciliar esses dois fatores: comer bem e respeitar os momentos de descanso.
  5. Ligue o som! Ouvir músicas alegres e otimistas quando você está organizando a casa pode te manter em estado de alerta. Mas, não coloque o som muito alto para não se distrair com ele. Prefira música ambiente, deixe que os acordes sirvam como pano de fundo, uma trilha sonora no volume exato para que a energia possa fluir e tornar o momento mais produtivo.
Boas energias para você!

2 comentários:

C.L. disse...

Adorei as dicas!!!!
Sou coruja com ipod no ouvido!!! Amo fazer faxina depois das 22hs!!!

Elaine Cunha disse...

Mila, também sou coruja!

Não tão como a CL. mas só funciona mais a noite. :)

Bjos
Elaine Cunha

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