quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Como ser feliz em 03 passos...

Postado por Mila Viegas às 06:30
Hoje já é quinta-feira... Final de semana bem pertinho... Estamos ansiosos para amanhã chegar logo (depois do horário comercial, é claro!), para acordarmos mais tarde no sábado, para confraternizarmos com um almoço de domingo junto à família. Estamos cansados dessa maratona semanal de trabalho e com muita vontade de reencontrar amigos para um café, uma rodada de chopp ou um simples bate-papo.

Eu sei! O ano mal começou e estamos exaustos só de repassar mentalmente as tarefas que precisam ser cumpridas, os prazos apertados, a pressão do cotidiano. Dia vai, dia vem e antes mesmo do sol nascer já nos sentimos esgotados e, muitas vezes, por compromissos que nem ao menos foram iniciados... Trememos só de pensar nessa correria frenética que o mundo se tornou.

Nas minhas andanças por esse universo virtual, encontrei um artigo escrito por Leanne Naidoo que se chama "Como ser feliz em 03 passos". Está em inglês, mas acho que consegui resumir o que importa e adequar à nossa realidade. Então, a inspiração para este post partiu daí, além da necessidade de por em prática novos exercícios, novas propostas. Está preparado para exercitar a felicidade com esses 03 passos a seguir? Eu estou!

Imagem daqui!
Você gostaria de aprender a ser feliz? Isso é bom demais para ser verdade?
Na verdade, encontrar a felicidade se resume a saber se estamos abertos às possibilidades de que é possível tê-la. Os passos são fáceis e simples de entender. Mas devo adverti-lo: não apenas leia este artigo, mas sim encare-o como um exercício e aplique-o em sua vida nas próximas duas semanas. Certifique-se de que você tem revisto seus pensamentos a cada manhã ou à noite. Não precisa ser nada demorado, apenas um rápido check-in: "Quinta-feira, dia 9 - Hummmm, ontem eu acordei muito bem e cheia de disposição, na hora do café-da-manhã tocou uma música no rádio que me fez lembrar um momento muito legal. No trabalho consegui ter sucesso explicando o conteúdo do primeiro capítulo do livro aos meus alunos... ".

Após cerca de duas semanas, eu consigo dizer com confiança que não só os seus níveis de estresse caíram, como o seu sentimento de bem-estar aumentou. Você só nota essa diferença se acompanhar o processo de alguma maneira.

Os três componentes da felicidade:

  • Algo para fazer
  • Alguém para amar
  • Olhar para frente
Algo para fazer

Imagem daqui!
Gastar tempo fazendo um trabalho que lhe dê uma "sensação de significado pessoal". E quando me refiro ao trabalho, estou usando um sentido muito amplo. Trabalho pode ser uma atividade, um hobby, a participação em um determinado grupo social, uma instituição de caridade a qual você se dedica, etc. Assim, o trabalho é uma atividade que você investirá tempo e lhe dá um senso de propósito, além de te fazer sentir bem. Se você tem um hobby que lhe interessa e isso traz significado para a sua vida, este então é o seu verdadeiro trabalho.

Trabalho pode ser qualquer coisa que te agrada: leitura, tempo com seus filhos, fazer artesanato, cuidar de animais... Este é seu trabalho real.

E como isso funciona na realidade? Para mim (Mila Viegas), escrever neste blog traz a sensação de significado pessoal, assim como ler livros sobre diversos assuntos, pesquisar maneiras de tornar a vida escolar dos meus alunos mais prazerosa, escrever contos, desenhar... Enfim... esses pequenos projetos me dão satisfação.

Alguém para amar


Imagem daqui!
Não me refiro a alguém para enviar um cartão no Dia dos Namorados. Estou falando de amor verdadeiro. Eis uma definição que, realmente, tem a ver com o que eu penso:

Nós amamos alguém quando a importância de suas necessidades e desejos sobe para o nível dos nossos. (Gordon Livingston)


Nosso desejo de autopreservação é forte, portanto nós sabemos que é amor quando somos capazes de considerar nos sacrificar para a outra pessoa. Não há muitas pessoas pelas quais eu daria a minha vida. Na verdade, é uma lista muito curta - daria a vida pelo meu filho, por exemplo. O meu vizinho, definitivamente, não está nesta lista. Eu não estou me referindo apenas à palavras floridas e sim a ações, demonstrações. Mostramos às pessoas que nós os amamos em todas as nossas atitudes, mesmo as mais banais e estamos dispostos a investir um bom tempo ao lado delas. O que eu quero mesmo dizer é que o amor é (e deve ser) demonstrado comportamentalmente. O ser humano é muito verbal e, muitas vezes, o argumento não faz jus ao produto. Enganamos a nós mesmos quando dizemos algo da boca para a fora. Ame em seus atos, não apenas em palavras.

Olhar para frente


Imagem daqui!
Se você pensa que pode ou acha que não pode, você geralmente está certo. (Henry Ford)


Esta não é uma solução rápida, a felicidade leva tempo para cultivar e, uma vez que você tem isso, é improvável que volte a ser como era antes. Pessimistas, muitas vezes, se referem a si mesmos como realistas e possuem uma visão bastante cínica em relação à vida, bem como às pessoas e eles raramente são decepcionados. Eles validam essa visão por causa das suas próprias experiências passadas de perda e de "dores de cabeça". As memórias são, muitas vezes, apenas distorcidas histórias que nos contaram sobre determinados acontecimentos.

Normalmente, quando alguém está disposto a ser feliz, realmente o são apenas praticando a liberação de sentimentos como: ansiedade, raiva, vazio, etc. Uma boa pergunta para avaliar se alguém sofre com esses sentimentos é pedir-lhe o seguinte: "O que você anseia para este fim de semana?"

Aqueles que são oprimidos pela desesperança ou infelicidade, muitas vezes, não têm resposta. Então, pergunte-se agora:

O que EU anseio para este fim de semana?


Pense bem sobre a sua resposta. Pense em pelo menos quatro coisas que você pode planejar (olhar para frente). Eu não me importo se você disser: ver televisão quando chegar em casa, ler o jornal que será entregue no sábado de manhã, dormir até mais tarde ou aproveitar que as crianças irão dormir na casa da avó neste fim de semana. É importante apenas ter algo para olhar para frente.

No mundo real: um diário de gratidão é uma maneira maravilhosa de começar!
Leanne conta aqui um pouco da sua experiência:

Comecei um no ano passado, um mês antes do feriado de Ação de Graças. Cada dia eu escrevia dez coisas que eu estava grata. No começo eu agradecia pelas mesmas coisas de sempre: minha saúde, minha família e a deliciosa sobremesa após o jantar.

Cerca de dez dias depois, comecei a agradecer por coisas que eu anteriormente tinha como certas como: meu carro, minha capacidade de ouvir os sons e as duas mãos que eu uso para escrever.

Então, algo incrível aconteceu! Quinze dias depois, comecei a ser grata por coisas que eu desprezava sempre, coisas que não passavam pela minha cabeça: o colega de trabalho com mania de limpeza que metia o nariz para cheirar e verificar se as xícaras de café estavam realmente limpas todas as manhãs, a música heavy metal e as nuvens que anunciavam tempestade.

Este simples exercício teve um impacto incrível na minha vida. Todas as "coisas" que eu já odiava, agora eu estava feliz por ter sido exposta a elas para que eu pudesse apreciar o que eu tenho na minha vida agora. Todas as mágoas do passado - Puft - se foram! Dores de cabeça - Vupt! Medo? Te vejo mais tarde.

Lembre-se, a felicidade é apenas uma atitude que escolhemos adotar, se olharmos para frente para fazer as coisas que gostamos, com as pessoas que amamos.

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